hoax

Talvez você já tenha visto, mas isso que coloquei no Twitter chamou minha atenção e achei que merecia um espaço maior que 140 caracteres.

Clique, assista e volte para cá.

Vídeo produzido por TV alemã mostra falso MJ vivo

HOAX: Vídeo produzido mostra falso MJ vivo

Ok. O canal alemão RTL produziu este vídeo e lançou na rede, segundo eles, com o objetivo de comprovar a facilidade de se divulgar um hoax na internet, como um medidor de força de um boato virtual.

Parece um estudo interessante. Mas se analisarmos, na verdade é inútil. Um hoax vai se espalhar pelo seu conteúdo e não por ser um hoax. Até porque, a princípio para a grande massa, aquilo é um fato e não um boato.

Um vídeo de Michael Jackson, mundialmente conhecido, vivo da silva logo depois de ser declarado morto vai correr o mundo em questão de horas. Isso não precisa de teste para comprovar. As notícias correm o mundo e a internet facilita essa troca de informação quase que instantaneamente. Isso todos sabemos. Agora, se eu jogar um vídeo produzido no qual eu apareço fugindo de uma ambulância duvido que o mesmo corra o mundo. E, para isso, também não se precisa de um teste para comprovar.

Esta conclusão me faz chegar a outra: irresponsabilidade. Para mim, essa é a única comprovação que a RTL conseguiu. Eles foram irresponsáveis e vão contra qualquer diretriz do Jornalismo. O Jornalismo busca, analisa, checa, checa de novo e publica. Pelo menos o Jornalismo sério e responsável. Coisa esta da qual com certeza a RTL se esqueceu.

Tags: , , ,

Deixe um comentário